2022-11-29

Restituição de bens culturais

 


Toda a gente tem obrigação de saber que nós portugueses fomos uma fonte de civilização em África, onde deixamos um grande património cultural e civilizacional que em nada nos envergonha se comparados com outros povos europeus.

Por isso nada temos a devolver (o que nem sequer até agora nos foi oficialmente pedido), pelo que são dispensáveis os delírios de alguns acéfalos.

Os bens museológicos oriundos de África, cuja devolução vem sendo pedida por vários países desse continente, assim como por países do sul da Europa que também foram pirateados, foram saques de guerra, o que nada tem a ver com as colecções etnográficas e etnológicas africanas reunidas — pacificamente — pelos portugueses, e dispersas por alguns museus nacionais.

Caso essas peças tivessem ficado em África, não teriam sobrevivido ao tempo, tal como os milhares de peças de arte que lá deixamos, desprezadas e ao abandono. Foram muitas centenas de obras de estatuária e pintura, sobre a História que temos em comum com esses povos, que foram destruídas numa sanha persecutória à nossa história comum.

Jamais devemos devolver os bens culturais que reunimos – pacificamente, repito – nas então colónias portuguesas de África.

Há por aí um pequeno grupelho de portugueses de papel passado, mas com problemas de identidade e de pertença, que se propõe (patrioticamente?) ao confisco do nosso património museológico...

Melhor seria que estes seres carregados de melanina, fizesse alguma coisa útil em prol do país — que dizem também ser seu, apesar de o quererem espoliar —, e reivindicassem a devolução do saque cirúrgico feito pelas invasões francesas sob as ordens de Napoleão, pelo seu executor, o célebre naturalista e zoólogo Geoffroy Saint-Hilaire.

 Isto, sim, foi uma pilhagem geral feita por todo a País, com incidência em Lisboa onde o maior roubo foi no Tesouro da Sé (da qual carregaram várias carroças com artefactos de ouro e prata), nos palácios nacionais, e em diversos museus; assim como em Évora onde saquearam todas as igrejas, conventos, mosteiros e ricas casas particulares durante três dias em Julho de 1808.

 Com estes roubos de bens culturais, os franceses enxamearam os seus museus de belíssimos e seculares artefactos de origem portuguesa, os quais estão à espera do berreiro histérico da esquerda portuguesa, repleta de ódio como é seu timbre, que exija a sua imediata devolução — até porque foram roubados com extrema violência, nalguns casos até com homicídios.


Para facilitar o trabalho proposto, aqui vai uma pequeníssima lista dos bens culturais a reaver:

1. Milhares de espécimes, das quais faziam parte centenas de animais empalhados (do Palácio da Ajuda saíram mais de mil animais), e vegetais, os quais fazem parte da colecção do “Cabinet de Lisbonne”, actualmente no Museu de História Natural de Paris.

2. Vários carros de bois carregados de peças de metal precioso (ouro e prata), saqueados ao Tesouro da Sé de Lisboa.

3. Muitas colchas indo-portuguesas, actualmente no Museu de Lion.

4. Centenas de porcelanas, actualmente no Museu do Louvre.

5. Milhares de gravuras (de espécimes botânicos) e fotolitos da Impressão Régia.
4. Milhares de raridades bibliográficas, roubadas dos conventos e da Impressão Régia.

Caso estejam tão preocupados com os bens culturais “desviados”, e desempenhem bem esta tarefa, dar-lhe-emos listas maiores, para se ocuparem da defesa do património da pátria — que dizem também ser sua…

Depois desta reposição proposta, iremos analisar a questão dos bens culturais deixados / trazidos de África – já não falando do património em geral.


                João Trigueiros


2022-10-07

SOBRE UMA DATA DE NÉSCIOS QUE NA ASSEMBEIA DA REPÚBLICA SE OPÔEM À CASTRAÇÃO QUÍMICA.

 



Faz-nos bastante impressão que sejam os presidentes da Assembleia da República (AR), já há alguns anos, os primeiros a erguer a bandeira contra a quase inócua castração química. Não querem proteger as nossas crianças? Porque será?


O Partido CHEGA, na sua última proposta, foi mimoseado na AR por parte de um punhado de trogloditas com «gestos e interrupções que marcam chumbo da castração química no Parlamento» (07 out, 2022; Pedro Valente Lima).

 

«O debate sobre a proposta do Chega [sobre a castração química] fez disparar tensões no plenário, com os deputados do partido a importunar os discursos. A bancada foi advertida pelos gestos insultuosos que, pelo meio, até relembraram os "cornos" que levaram à demissão de Manuel Pinho no tempo de Sócrates.»

 

Salientamos que a CASTRAÇÃO QUÍMICA é uma forma temporária de castração, ocasionada por medicamentos hormonais usados para reduzir a libido, a actividade sexual de quem não consegue controlar os seus criminosos impulsos.

Para o efeito usa-se o acetato de medroxiprogesterona (AMP) ou acetato de ciproterona (CPA), MEDICAMENTOS usados em todo o mundo para tratar desvios da conduta sexual (parafilias).

Isto nada tem a ver com a castração cirúrgica, quando os testículos são removidos através de incisão no corpo.



SEJAMOS SÉRIOS, SEUS NÉSCIOS, ditos representantes do povo, a castração química não castra a pessoa, e também não é uma forma de esterilização.

 

Ela é adoptada em vários países tais como a INDONÉSIA, RÚSSIA, POLÓNIA e alguns estados dos EUA, etc., funcionando como uma medida preventiva ou de punição àqueles que tenham cometido crimes sexuais violentos, tais como estupros e abuso sexual infantil, geralmente oferecido de forma voluntária em troca de uma redução na pena.

 


É ISTO – E SÓ ISTO – QUE ESTÁ EM JOGO, para tranquilidade da vida social e segurança das nossas mulheres e crianças…

Na vossa visão estrábica e passividade bovina, continuem a olhar para o lado e não resolvam este problema. Porém, depois, não se venham queixar dos VIKTOR ORBÁN (Hungria) deste mundo….

2022-10-06

PROCURA-SE RETRATO PERDIDO (início do século XVIII) PARA FINS DE ESTUDO



D. Mariana Antónia do Resgate de Saldanha
Corte-Re
al da Câmara (1784-1848),
 3.ª Condessa da Lousã 


D. MARIANA ANTÓNIA DO RESGATE DE SALDANHA CORTE-REAL DA CÂMARA (1784-1848), 3.ª Condessa da Lousã e senhora do morgado de Cadafais, Alenquer, era filha única do primeiro casamento de D. Luís António de Lancastre Basto Baharem (1751-1830), 2º conde da Lousã, com D. Maria Rosa de Saldanha Rohan da Camara (1753-1786).

Foi casada com D. DIOGO JOSÉ FERREIRA DE EÇA E MENESES (1772-1862), um dos quatro filhos de D. Rodrigo José António de Meneses (1750-1807), 1.º conde de Cavaleiros, e neto de D. Pedro José de Alcântara de Meneses Noronha Coutinho (1713-1799), 4º marquês de Marialva.    

 

Este retrato fazia “pendant” com o de seu marido, cuja localização conhecemos, com as mesmas dimensões e moldura igual, da autoria de Henrique José da Silva (Lisboa,1772 – Rio de Janeiro, 1834),  primeiro director da Academia Imperial de Belas Artes do Brasil.

O seu paradeiro é desconhecido e dele só nos resta esta má representação fotográfica a preto e branco.

Supostamente foi pintado por volta de 1801, altura do seu casamento aos 17 anos de idade.

 

Está representada sob um fundo com uma paisagem de cenografia muito discreta, a pouco mais de meio corpo e sentada de frente, com um rico vestido drapejado sob uma echarpe ondulante sobre os ombros, apresentando uma grande incidência de luz sobre o rosto pálido e um pescoço desnudado por um amplo decote, assim como mangas curtas e tufadas. O penteado liso achata-se e ostenta uma fiada de pérola. Com o braço direito apoiado segura o longo cabelo liso que vem desse lado até à cintura, caindo o braço esquerdo com naturalidade sobre o regaço onde segura um pequeno cão de companhia – o “bichom havanês” que mal chegava aos 20 cm de comprimento e estava em moda na alta sociedade da época.

 

Por morte desta senhora, e posteriormente do seu marido D. Diogo, ambos falecidos sem geração, este quadro passou por herança a uma das suas sobrinhas que faleceu também ela sem herdeiros directos, sendo então este quadro leiloado no primeiro quartel do século XX (?).

Posteriormente, este retracto voltou a aparecer num leilão feito a 17-XI-1962 pela firma «Leiria e Nascimento», no qual foi vendido parte do recheio do palacete da Quinta do Bom Nome em Carnide, onde este quadro se encontrava, pertencente ao 2.º Visconde de Juromenha que foi um reputado investigador e coleccionador de arte e antiguidades.

Neste leilão o citado retracto estava referenciado como «Pintura 312 / Retracto de Senhora/ Pintura a óleo sobre tela / Escola Francesa / séc. XVIII [o que é errado] / Alt. 1,09; Larg. 0,85».

A citada firma leiloeira não tinha nessa época catálogos anotados que nos permitam chegar ao comprador, pelo que supomos perdido o rasto desta notável obra que eventualmente poderá ter sido vendida para o estrangeiro.

A quem conhecer o paradeiro deste quadro, agradecíamos a informação. Dela apenas pretendemos uma boa foto e o seu estudo para atribuição da sua autoria.

Obrigado.

JT

 

 

Informação complementar:

https://heraldicagenealogia.blogspot.com/2019/08/evora-casa-do-morgado-dos-azeredo-sec.html

 



2022-08-01

ONDAS DE CALOR e a FALTA de ÁGUA em PORTUGAL

 (a farsa do aquecimento global, para aumentar a carga fiscal...)



Desde o princípio dos tempos que estão documentadas ondas de calor em Portugal, que nada teria a ver com o usos de combustíveis fósseis.
A actual onda de calor é cíclica, nada mais, mas serve para quem manda aterrorizar os portugueses e saqueá-los com impostos.
A isto eu reputo de TERRORISMO DE ESTADO...
Uma das últimas gigantescas e cíclicas ondas de calor, com falta de água à mistura, aconteceu no princípio dos anos 30 em Portugal e está amplamente documentada por notícias e fotos existentes na Torre do Tombo.
Esta, "obrigou" os adolescentes dos bairros populares de Lisboa a andarem completamente nus por não poderem suportar a roupa, assim como famílias inteiras a dormir nas ruas de Alfama, à porta das sua casas, desalojadas pelo calor existente nas suas habitações.
Porém, NADA DEMAIS, SENÃO A RODA DO CLIMA A GIRAR, como o faz à milhões de anos, contribuindo, entre outras coisas, para o desaparecimento de muitas centenas de cidades de civilizações antigas; tanto pela subida da água do mar (pelo degelo polar), como por secas prolongadas que levaram a incêndios monumentais e à impossibilidade de abrigarem a existência de vida humana.
Nesses tempos pré-bíblicos, ainda o mundo não era totalmente dominado por esta cáfila ao serviço do globalismo, que do alto dos seus tronos e cátedras, vociferam contra os combustíveis fósseis e o monóxido de carbono (CO), que há cerca de 1.500 a 2.000 anos a.C., quando começaram a desaparecer algumas cidades em várias partes do planeta, ainda não tinham significado em termos de climatologia.
Os catastróficos Malagrida's do nosso tempo, à falta do Grande Terramoto, e de escrúpulos, já não culpam os Deuses, mas antes o CO para mais facilmente encherem os bolsos, carregando-nos de impostos ilegítimos que a turba aceita e paga. Pacificamente. Até ver...
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2022-04-13

RETRATINHOS DEPRIMENTES sobre o PARLAMENTO, já lá vai mais de um Século.

 

Por Fialho de Almeida (1857-1911), in “Os Gatos” (1889-1894).

«Miando pouco, arranhando sempre, e não temendo nunca.»

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«GOSTO DO PARLAMENTO COMO GOSTO DE TOIROS, para me estontear um instante na mancha ondeante das cabeças, nos burburinhos de entrada e de saída, e finalmente, no investir do primeiro bicho.

Mas vai que dez minutos volvidos, já todo o espectáculo se me tem repintado nítido, na retina; e destruída a ilusão panorâmica da cena, o que resta são TRISTES FIGURINHAS QUASE GEBAS, garbosas sem nobreza, audazes por simples dever profissional, e tão reumáticas, tão nulas, que, mesmo sob costumes de gala, se me afiguram votadas a uma vala de desdém precoce, e de misericordioso esquecimento.

PASMA-SE COM O EFEITO DA CHUSMA DE IDIOTAS, QUE LÁ EM BAIXO GRASNAM, À MISTURA COM VELHOS ABORRECIDOS, COM ESTADISTAS MANCOS; e quase faz pena ver agitarem-se inutilmente, entre o rir de uns, os apartes doutos, a saída destes, e as costas voltadas daqueles, duas figuras ou três, de revoltados.

A fatalidade quer que o meu país, ao aproximar-se a hora derradeira, tenha a assisti-lo A COMUNIDADE DO PIOR QUE AS GERAÇÕES TÊM PRODUZIDO. Não há escritor falhado, não há filho de conselheiro hidrocéfalo, não há ricaço pândego, traficante odiento, cínico velho, bacharel vadio, amanuense inútil, que ao fazer autópsia de si mesmo, reconhecendo-se falho, não tenha apelado para este HOSPÍCIO DE S. BENTO, ONDE NÃO TER CABEÇA RENDE TRÊS MIL RÉIS POR DIA, SOBRE A VANTAGEM DE SE NÃO IR PRESO, E DE SE PODER ARRANJAR, ÀS TENÇAS DA ELEIÇÃO, PARA O RESTO DA VIDA, UMA CHUCHADEIRA BUROCRÁTICA.

Oh, Santo Deus, que tipos! ANTIGAMENTE METIAM-SE OS MICROSÉFALOS NOS ASILOS. (…) O ESTADO GALARDOA A ESTUPIDEZ POR FORMA A IMPÔ-LA COMO TALENTO, E A EXALTÁ-LA COMO VIRDUDE CÍVICA RARÍSSIMA.»

Fialho de Almeida, «Os Gatos (1889-1894)»

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Nota:

Mais de um século depois, continua tudo na mesma…

Se então não conseguiram calar o jornalista e escritor Fialho de Almeida, muito menos vão agora conseguir silenciar um grupo parlamentar que combate esta cáfila…

XV Legislatura da Terceira República Portuguesa

 


O JORNALIXO não aprendeu nada... Passou o tempo todo a vilipendiar o CHEGA e, deste modo, acabou por lhe dar uma estrondosa vitória.

Hoje na CNN, sobre a Sessão de Abertura da AR, uma tal ANABELA NEVES, também passou quase todo o tempo a "atacar" o CHEGA.

Bem sabemos que o CHEGA é das poucas coisas relevantes na AR... Continue assim, nós agradecemos estas boleias rumo á VITÓRIA FINAL.

2.ª SESSÃO

O 2.º episódio foi a hilariante apresentação da ficção do Orçamento de Estado que não incorpora as consequências da Guerra, nem a hiperinflação que já começou.

O cómico Mr. Bean não nos faria rir tanto ...


3.ª SESSÃO

No 3.º episódio, destacou-se pela sua coreografia o Liberal cabeça de cartaz Carlos Guimarães Pinto...
Gostei dos seus estonteantes trejeitos e do seu pândego esbracejar com as mãos ao tropeções... Lembrou-me uma reencarnação do delicado bailarino Rudolf Nureyev...
Vê-se que o pândego está mais talhado para o Bolchoi de Moscovo, do que para o arrastado Parlamento português...
Parabéns, siga em frente, para gáudio da rapaziada apreciadora de telenovelas...

2021-11-25

Poeta Manoel Tavares Rodrigues-Leal (1941-2016).


Um olhar sobre Fernando Pessoa 


Filme documentário: "Pessoa, persona, pessoa como eu".

Um olhar sobre Fernando Pessoa – por Manoel Tavares Rodrigues-Leal.

Realização: Luís de Barreiros Tavares e Daniel Monteiro (Maio - 2020).

Este filme documentário foi realizado no âmbito da Edição Crítica "Manoel Tavares Rodrigues-Leal evocando e ecoando Fernando Pessoa [118 poemas] na Revista "Pessoa Plural" Junho - 2020 - Agradecimentos a Jerónimo Pizarro.

"Pessoa, persona, pessoa como eu" (verso de um poema de M. T. R.-Leal).




Obrigado por este filme-homenagem ao meu bom amigo Mamoel Rodrigues-Leal cujos contemporâneos não lhe souberam dar o devido valor. Saudades das longas conversas à mesa do café (Moinho Vermelho, entre outros) e na Biblioteca Nacional de Lisboa. 
Jamais o esquecerei...


2021-10-16

BATERIA BRASILEIRA DE NIÓBIO ─ A NOTÍCIA QUE A IMPRENSA CORRUPTA ESTÁ A SONEGAR AO CONHECIMENTO PÚBLICO.

 



Os órgãos de comunicação social, aos quais já ninguém dá crédito, quase todos ao serviço da esquerda globalista e apostados em vilipendiar o Presidente Jair Bolsonaro estão a ocultar do público uma das maiores conquistas tecnológicas do Brasil que irá revolucionar o progresso da humanidade.

Falamos da recentíssima descoberta brasileira das baterias de NIÓBIO, capazes de carregar totalmente em menos de dez minutos, quando as baterias hoje em uso levam meia hora para uma carga de apenas 80%.

Esta potentíssima bateria automóvel, que irá revolucionar o mundo, é composta de NIÓBIO+GRAFENO.

O Brasil possui 1/3 das reservas mundiais de Grafeno.

Quanto ao NIÓBIO, um recurso muito mais importante do que o petróleo, do qual o Brasil tem a maior reserva mundial, à qual o mundo anda desesperado para deitar a mão, é imprescindível para a indústria actual. Estima-se que 97% dos seus recursos mundiais estão no Brasil (Amazónia), que pela sua quantidade avassaladora passa a ser um dos países mais ricos do mundo. Daí o interesse na sua rapina por alguns interessados em “proteger” a floresta da Amazónia, pretexto este para deitar a mão a esta riqueza imensa do Brasil.

Para alcançar este objectivo, nada melhor do que derrubar o honesto presidente eleito que desalojou do poder o maior gangue criminoso que saqueou o Brasil e pretendia conduzir esta grande nação para um regime comunista, à semelhança de Cuba, Argentina, Venezuela, que já foram dos países mais ricos do mundo e hoje precipitaram a fuga de milhões dos seus habitantes e condenaram outros milhões a catar os caixotes do lixo para mitigarem a fome…


Para esta estratégia de deitar as mãos ao NIÓBIO da Amazónia, concorrem algumas das maiores aves de rapina mundiais, das quais destacamos duas:

GEORGE SOROS, “persona não grata” para vários governos de direita que ele hostiliza, o qual está por trás de toda a agenda de esquerda que destabiliza este planeta através da OPEN SOCIETY FOUNDATIONS" e várias ONGs associadas que, entre muitos outros objectivos promove a invasão pacífica da Europa pela introdução de terroristas islâmicos disfarçados de refugiados.

É ele que subsidia todas as organizações que tentam derrubar o governo democraticamente eleito de BOLSONARO para implantar o comunismo no Brasil e, através dos corruptos que então ascenderão ao poder para deitar a garras às suas riquezas...

O homúnculo EMMANUEL MACRON, o tal que não consegue evitar os fogos a igrejas e catedrais postos em Paris e por toda a França, nem os assassínios e decapitações nas ruas das suas cidades… Este já chamado “cogumelo alucinogénico”, sobre falsos pretextos ambientalistas – tentando ignorar saber que as floresta têm incêndios cíclicos, alguns provocados por queimadas resultantes da agricultura –, com a conivência das esquerdas no poder em diversos países, quer organizar uma coligação internacional para tomar de assalto uma região que é património do Brasil…

O “idiota” como por vezes é apelidado, tal como muitos outros da sua pequenez intelectual, ignora que a Amazónia é um recurso do Brasil, que dela fará o que entender e for do seu interesse, tal como nós portugueses fazemos com os sobreiros do Alentejo, também a desaparecerem em confronto com o recente plantio do olival intensivo…

Aqui deixamos o nosso testemunho para conhecimento do grande público, que os jonalixos querem ocultar.

 ♦ 

«Você joga um punhadinho de nióbio, apenas 100 gramas, no meio de uma tonelada de aço – e a liga se torna muito mais forte e maleável. Carros, pontes, turbinas de avião, aparelhos de ressonância magnética, mísseis, marcapassos, usinas nucleares, sensores de sondas espaciais… praticamente tudo o que é eletrônico, ou leva aço, fica melhor com um pouco de nióbio. Os foguetes da empresa americana SpaceX, os mais avançados do mundo, levam nióbio. O LHC, maior acelerador de partículas do planeta, e o D-Wave, primeiro computador quântico, também. Todo mundo quer nióbio e quase todas as reservas mundiais desse metal, 98,2%, estão no Brasil. Nós temos o equivalente a 842 milhões de toneladas de nióbio, que valem inacreditáveis US$ 22 trilhões: o dobro do PIB da China, ou duas vezes todo o petróleo do pré-sal. Por isso, há quem diga que o nióbio pode ser a salvação do Brasil, a chave para o País se desenvolver e virar uma potência global.» (por Tiago Cordeiro e Bruno Garattoni)

 

2021-09-08

CÁTIA BRUNO, mais uma cartilheira de serviço a atacar o presidente do Brasil.

Cátia Bruno, "jornalista"?


Uma irrelevante jornalixo, de seu nome CÁTIA BRUNO, escreve num artigo do jornal OBSERVADOR (2021-09-07): 

«Bolsonaro, a braços com uma crise de impopularidade, quis fazer prova de vida e utilizou as manifestações deste Dia da Independência do Brasil para carregar na crise institucional que se vive no país e que opõe o líder do poder executivo ao topo do poder judicial. Parece difícil acreditar que daqui para a frente este governo possa continuar a liderar tranquilamente o país durante mais um ano, data em que se realizam novas eleições presidenciais.»

Para quem seguiu este dia memorável para a democracia brasileira na "RECORD Tv" (a única que cobriu factualmente o acontecimento), não restará a menor dúvida da (in)competência, independência e profissionalismo desta escrevinhadora de pacotilha, mais uma a bolsar mentiras com o intuito de nos fazer lavagem ao cérebro á moda de Josep Goebbels (1897-1945) o famigerado ministro da propaganda Nazi.

Brasília, 27 de Setembro.
Esta rabiscadora de saias, devido à sua falta de preparação, ignora grosseiramente a popularidade de Bolsonaro que mobilizou muitos milhões de brasileiros por todo a país para, com este 2.º GRITO DO IPIRANGA, defender a democracia dos ataques de uma matilha de malfeitores – encabeçados por um cadastrado cachaceiro e um mafioso togado não eleito –, que, negando o resultado de umas eleições limpas, quer destruir o Brasil para satisfazerem os seu objectivos inconfessáveis e deitar as mãos ao pote.

Não satisfeita, a escriba, ainda põe em dúvida que o governo do país irmão "possa continuar a liderar tranquilamente o país"...
Brasília, 27 de Setembro de 2021.
É precisamente o contrário: com este apoio maciço da população, numa das maiores manifestações de sempre na América Latina, nunca um governo esteve tão amparado para continuar a governar e virar definitivamente uma das páginas mais negras da história do Brasil.

Só gente facciosa e com uma mente enviesada, ou dependente de substâncias entorpecentes, terá dificuldade em compreender o que aqui vai exposto.

Pena é que os critérios editorias pluralistas do OBSERVADOR, não os levem a seleccionar gente competente e com maior discernimento intelectual. O público leitor merece muito mais! 


Brasília, 27 de Setembro de 2021.
Brasília, 27 de Setembro de 2021.
















Brasília, 27 de Setembro de 2021